Cada vez mais temos falado sobre "Mobilidade Humana" ao invés de "Mobilidade Urbana", considerando que os deslocamentos são feitos, majoritariamente por pessoas. Pensando nisso, o OBSERVATÓRIO criou o tema do Maio Amarelo 2025: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana.
A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Vamos fazer da responsabilidade individual uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades em espaços mais seguros e inclusivos para todos.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.